O Coletivo Cartografia Negra é um grupo composto por Carolina Piai Vieira, Pedro Alves e Raissa Albano de Oliveira que desde 2017 tem se dedicado a repensar, revisitar, conhecer e ressignificar territórios negros em São Paulo. Nossa missão é resgatar histórias e memórias desses espaços, que foram cenários diversos, sendo lugares de resistência, inovação e tecnologia de pessoas negras e outros que trazem histórias das violências coloniais.
Cartografia Negra busca estimular, problematizar e construir noções de território, memória e história na cidade de São Paulo por meio de projetos de pesquisa, artísticos e educacionais baseados em cartografia afetiva e história afrocentrada.
O Coletivo foi um dos ganhadores do Prêmio Pretas Potências, na categoria Patrimônio Imaterial. Além disso, foi indicado para o Prêmio PIPA, um dos principais prêmios de Artes Visuais do Brasil. O coletivo tem textos publicados nos livros Re-Encantar o Mapa: Fantasmas, Imaginários, Prefigurações e no Aprender a Desaprender.